Camara pi 183

Chegou a hora de votar

A seguir em edição extra, algumas Notas esclarecedoras acerca do voto e lembretes como: a colinha eleitoral, voto em trânsito, local e horário de votação. Vem comigo.

Por Lourdes Acosta em 30/09/2022 às 23:35:50

Com o objetivo de facilitar ao leitor/eleitor o acesso às informações que envolvem as Eleições 2022, elencamos a seguir em edição extra, algumas Notas esclarecedoras acerca do voto e lembretes como: a colinha eleitoral, voto em trânsito, local e horário de votação. Vem comigo.

Chegou a hora de votar

Neste domingo (2), o Brasil inteiro se reúne para votar. Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores vão às urnas para escolher representantes aos cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. O voto é um importante instrumento democrático de mudança política e social, que possibilita ao cidadão exercer a soberania popular, pois a democracia é um compromisso de todos. Na democracia deve prevalecer a liberdade e a diversidade, seja de ideias, de pessoas e de opção política. Saiba conviver e abraçar as diferenças.

Eleitores conscientes e o valor do voto

Os eleitores conscientes são aqueles que votam com responsabilidade social e são capazes de ver diferentes posicionamentos políticos, tomando a decisão de escolher um candidato capaz de promover as mudanças desejadas. Nesse sentido, o eleitor consciente sabe que o voto não tem preço e que este representa uma arma social necessária para as mudanças da sociedade.

Voto útil I

Nesta reta final da campanha para as eleições 2022, a disputa pelo chamado voto útil para presidente da República tem ganhado repercussão e atraído a curiosidade dos eleitores. Mas o que significa mesmo o termo "voto útil"? O voto útil, segundo os especialistas, é uma tática utilizada para convencer o eleitor a votar em candidato que não é necessariamente a sua primeira opção, com o objetivo de terminar logo o processo eleitoral no primeiro turno.

Voto útil II

Em uma disputa em que se tem duas forças, a tendência é o eleitor "não querer desperdiçar o voto e a tendência é migrar para uma das forças, em especial para quem temais chances de ocupar o cargo", diz o cientista político, Ariovaldo de Camargo. Ele acrescenta que decidir uma eleição em 1° turno é sinal sólido do qual é o desejo da maioria. "É o movimento democrático mais intenso que pode acontecer nesse momento em que o país enfrenta ameaças sérias à democracia".

Cola eleitoral
É proibida a utilização de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação. Então, faça sua "colinha" para não esquecer os números dos seus candidatos. Lembre-se que você vota nesta ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. E atenção: o celular não pode entrar na cabine de votação, é preciso deixá-lo com os mesários da sua seção.

Local de votação
Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lá estão listados: domicílio eleitoral, zona, seção, endereço e município. Também é possível consultar pelo e-Título.

Horário de votação
Uma das novidades das eleições 2022 será a unificação do horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às17h do horário da capital federal. Portanto, cidades em fusos diferentes devem se adequar. Fique de olho no relógio para não perder a hora.

e-Título
Neste ano, há a opção de usar uma versão virtual do título de eleitor – em vez do documento físico. A ferramenta está disponível no aplicativo e-Título, do TSE. Para acessar, é preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento. E se liga! Se ainda não tiver o e-Título, você deve apresentar um documento com foto, como carteira de identidade ou CNH.

Voto em trânsito
Quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República.

_________________________

Lourdes Acosta

Jornalista - DRT/MTP 911 MA.

Macaé/RJ, 30/09/2022.

Zion
Luxhoki